quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Palestras da Semana


Nesta próxima sexta dia 4 de outubro, os interessados nos assuntos tratados por Panmela Castro podem assistir a duas diferentes palestras:


A primeira, às 14hs, acontecerá na FGV em Botafogo e abordará junto com Lucia Xavier da ONG Criola, a temática do Feminismo no Brasil. A entrada é gratuita e no site há mais informações.

Já as 18h, o público pode conferir sobre O Graffiti como Revitalização do Espaço Urbano no evento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo RevestRio. Para participar desta segunda basta se inscrever gratuitamente no site do evento.


domingo, 1 de setembro de 2013

Caminho Maçã do amor

Passo a passo preencho as ruas da Gamboa com minha venenosas maçãnzitas. Tudo isso para saudar o ArtRua que este ano chega em sua segunda edição trazendo 45 artistas de dentro e de fora do país.

A Mostra, imperdível para os amantes da street Art, marcará as ruas do entorno com as dezenas de artistas que desejam contribuir deixando sua marca. E eu, apesar de ter meus 8 metros de mural pintado na sala principal da exposição, não poderia deixar de registrar este momento com esta minha marca que criei a dois anos atras na primeira edição do festival: as maçãs.

Exposição, mostra ou festival, tanto faz o nome que se chame, o fato é que nunca se viu nada deste porte dedicado ao graffiti no Rio de Janeiro. Parabéns para nós!








quarta-feira, 14 de agosto de 2013

História contada por elas



A NAMI, que é uma rede que usa as artes urbanas para promover os direitos das mulheres, vem convidar a todos a participarem do encontro de abertura da exposição “ História contada por elas”  na sexta-feira, dia 16 de agosto às 17h no SESC de Nova Iguaçu. Em sua segunda edição, a exposição conta com mulheres artistas que a partir da reflexão sobre o universo que as toca compõem obras para falar destas suas experiências.

A entrada é gratuita e exposição ficará aberta do dia 17 de agosto a 22 de outubro. O SESC de Nova Iguaçu fica na rua R. Dom Adriano Hipólito, 10 - Moqueta, Nova Iguaçu, Telefone: (21) 2797-3401. Informações e contatos: 



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Olho, olho meu, me diga se há professora mais boa do que eu!


Hoje a aula no ateliêr foi incrível e meus super alunos arriscaram-se pela primeira vez no realismo e como qualquer primeiro passo desta técnica, o detalhe escolhido foram os olhos.

Ó minha amada  
Que olhos os teus  
São cais noturnos  
Cheios de adeus  
São docas mansas  
Trilhando luzes  
Que brilham longe Longe nos breus... 
Vinicius de Moraes 

Futuros alunos interessados nas aulas devem falar com a Artha pelo email graffiti@panmelacastro.com.
Neste momento tenho apenas uma vaga.


sábado, 10 de agosto de 2013

Festa de aniversario. Tema: graffiti!

De tudo já fiz.

Até hoje saracotear com 16 pré adolescentes entre sprays e muita doidera. Era mais uma oficina da Rede NAMI.

O aniversario da Bia foi comemorado no melhor estilo "graffiti". Já tinha feito muita caricatura em aniversários, mas esta foi a. Primeira festa em que a brincadeira principal foi grafitar.

Um sucesso e perfeitamente aprovada, espero poder fazer mais vezes, afinal é sempre uma emoção inexplicável colocar a garotada para pintar.



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Curso de Museologia da UNIRIO abre exposição de grafite nesta sexta

O grafite surgiu no Brasil na década de 1950, com a introdução da tinta spray. Durante um bom tempo permanece apenas nas ruas e tem o status de arte a partir dos anos 1980, com sua inclusão na Bienal das Artes de São Paulo.


Nada escapa a ele.



A cidade é um grande suporte onde inúmeros signos, desenhos, personagens, frases políticas e até pregações religiosas despontam em postes, calçadas, muros, paredes; qualquer cantinho disponível, lá está ele procurando captar nossa atenção.

Em cidades grandes, o grafite proporciona situações inusitadas. Recentemente, o prefeito de São Paulo discutiu com os grafiteiros Osgemeos que tiveram sua arte apagada. Nessa briga, os grafiteiros têm levado vantagem perante o poder público.


Os grafites são cada vez mais autorizados e alegram a vida urbana tão atribulada.
permanecerá até 23 de agosto e pela primeira vez atenderá pessoas com deficiência visual, numa parceria inédita com o Instituto Benjamin Constant.

A partir de 09 de agosto de 2013, a história do grafite e suas especificidades técnicas serão mostradas na exposição Grafite, A Voz Colorida das Ruas, em cartaz no Espaço Cultural do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unirio que fica na Av. Pasteur, 458, no bairro da Urca.

Durante o período em que a exposição estará em cartaz, serão exibidos filmes, bem como realizadas visitas mediadas junto ao público de visitação espontânea, dentre outras atividades ligadas ao grafite.

A mostra, organizada pelos formandos da Escola de Museologia, Grafite é arte? é o projeto educativo e pretende suscitar, a partir da visita à exposição, um pensamento crítico sobre o grafite. Com agendamento prévio, grupos de estudantes acompanhados de seus professores serão recebidos pelos alunos da Escola de Museologia para a realização de visitas mediadas e oficinas de grafite nas dependências da Unirio. 

Obra de Panmela Castro "Princess" preparada especialmente para a exposição.





09 de Agosto- Sexta-feira  ---> Programação


14:00 - Mesa de Abertura

Palestras:

- O Corpo Urbano e suas Perfomances - Prof. Arthur Hunold Lara - (FAU-USP)

- Das Cavernas à Galeria- Panmela Castro(Artista e Muralista)

- O Grafite no Mercado de Arte- Toz (Grafiteiro)

17:00- Abertura da Exposição 





Princess 

Eles nos enfeitam e nos tornam princesas.Mas as que aceitam a princezisse estão sempre infelizes.Coitada da Lady Di, que só queria ser feliz. E agora, tudo se repete. Joias, maquiagem, roupa impecável: todo mundo quer ser igual.Mas já agora não há mais conto de fadas, e as princesas reais já não podem ser tão cor de rosas.Hora, hora... Quando iremos nos libertar?

sábado, 3 de agosto de 2013

Ô turminha boa essa da Paraíba!


De diferentes idades, entre meninos e meninas, o spray cantou na oficina de graffiti do Festival de Areia na Paraíba!

Dois dias de dedicação dos participantes que transformaram o muro velho e desbotado da quadra da escola da pequenina cidade. Pequenina mesmo, pois aqui tudo se faz a pé já que em 10 minutos cruza-se de um canto ao outro do vilarejo.

Depois daquele debate sobre a situação de nós mulheres no mundo, a galera decidiu por um mural que assim como o festival, homenageasse a mulher nas artes.


Música, bailarina, artesã, pintora, palhaça e até uma dançarina de Break apareceram neste grande mural. Os alunos que tímidos pensavam que só iriam assistir, acabaram frenéticos com seus sprays atômicos preenchendo todo o painel.

É normal o medo do spray e do desenho nessa galerinha que nunca pintou, mas a metodologia que desenvolvi por durante mais de 15 anos deixa a galera a vontade e estimula a criação propiciando que todos tornem-se artistas!

Espero poder voltar outras vezes neste estado maravilhoso e de gente tão carismática.


quarta-feira, 31 de julho de 2013

MULTIGRAB EXPO SHAPES 2013

Ontem entreguei meu Shape pro pessoal da produção da  exposição Multiglab que inaugura agora dia 1 de agosto.
Minha pintura para a abertura da exposição

Acolhida pelo Galpão das Artes Urbanas da Comlurb a "V Multigrab Expo Shapes", exposição que se apresenta como uma vitrine da Arte Urbana carioca, inaugura sua quinta edição no dia 1º de agosto de 2013.
Idealizado por João Bives Burle e Luis Otávio Madruga, e produzido com Bruno Big, o projeto tem como proposta, além de reafirmar a ligação do esporte com a arte, reforçar o conceito de sustentabilidade. Todos os shapes de skate utilizados para a confecção das obras foram especialmente produzidos para a exposição, com material reutilizado e design assinado pela El Phante Skateboards.

Este ano a mostra contará com a participação da MHS, pioneira na fabricação de pistas e disseminação da cultura do skate. Além de uma exposição de fotografias contando a história da marca, serão montadas pistas para a abertura do evento e para o dia 3/8, sábado, quando será promovido um campeonato de skate. O som da noite ficará por conta dos sets do programa "Biveselecta" e, como de costume, será feita a revitalização com graffitti do muro do túnel Rafael Mascarenhas .

Os artistas convidados nessa edição são: Acme, Afa, Alander, Akuma, Anarkia, Big, Bives, Bobi, Clarissa Pivetta, Combone, Di Couto, Duim, Felipe Bardi, Felipe Diniz, Fernando De La Rocque, Gais, Guga Ferraz, Idolno, Jou, JP Batista, Lelo, Henrique Madeira, Maíra Botelho, Ment, Mga, Nina M., Nicolau Mello, Pakato, Rasta, Rodrigo Calixto e Swk.

A "V Multuigrab Expo Shapes" fica aberta à visitação do dia 2 de agosto a 13 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca e o Galpão das Artes fica na Rua Padre Leonel Franca, s/nº, na Gávea.

Sábado é dia de skate!

Como grande novidade, esta edição da Multigrab traz a Best Trick Multigrab Expo Shapes 2013, organizada pela MHS Skateboarding. Um campeonato para jovens e adultos, com atividades para crianças. Serão disponibilizados monitores e equipamentos de segurança para diversão da garotada. O evento acontece no sábado, 3/8, a partir das 10h, no Galpão das Artes da Comlurb, com inscrições gratuitas. Os campeões de melhor jump e game of skate solo ganham troféu, shape e camisa. O campeonato tem o apoio das marcas El phant Skateboards, Estilo de Rua, Demonstre, Sea Cult, Represents, Ask8 sports e Breaking.


Este ano a mostra contará com a participação da MHS, pioneira na fabricação de pistas e disseminação da cultura do skate. Além de uma exposição de fotografias contando a história da marca, serão montadas pistas para a abertura do evento e para o dia 3/8, sábado, quando será promovido um campeonato de skate. O som da noite ficará por conta dos sets do programa "Biveselecta" e, como de costume, será feita a revitalização com graffitti do muro do túnel Rafael Mascarenhas .

Os artistas convidados nessa edição são: Acme, Afa, Alander, Akuma, Anarkia, Big, Bives, Bobi, Clarissa Pivetta, Combone, Di Couto, Duim, Felipe Bardi, Felipe Diniz, Fernando De La Rocque, Gais, Guga Ferraz, Idolno, Jou, JP Batista, Lelo, Henrique Madeira, Maíra Botelho, Ment, Mga, Nina M., Nicolau Mello, Pakato, Rasta, Rodrigo Calixto e Swk.

A "V Multuigrab Expo Shapes" fica aberta à visitação do dia 2 de agosto a 13 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca e o Galpão das Artes fica na Rua Padre Leonel Franca, s/nº, na Gávea.
Sábado é dia de skate!

Como grande novidade, esta edição da Multigrab traz a Best Trick Multigrab Expo Shapes 2013, organizada pela MHS Skateboarding. Um campeonato para jovens e adultos, com atividades para crianças. Serão disponibilizados monitores e equipamentos de segurança para diversão da garotada. O evento acontece no sábado, 3/8, a partir das 10h, no Galpão das Artes da Comlurb, com inscrições gratuitas. Os campeões de melhor jump e game of skate solo ganham troféu, shape e camisa. O campeonato tem o apoio das marcas El phant Skateboards, Estilo de Rua, Demonstre, Sea Cult, Represents, Ask8 sports e Breaking.

Confirmem presença no evento no facebook!



terça-feira, 30 de julho de 2013

Panmela participará com oficina no 14o Festival de Artes de Areia

Realizado pela primeira vez em 1976, o Festival de Artes de Areia é um dos mais importantes e tradicionais festivais de cultura da Paraíba. De lá pra cá o Festival conheceu alguns anos de hiato. Porém, desde 2011 a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba trouxe de volta o que nunca foi apagado da memória dos paraibanos: a cultura e a arte que o festival difundiu. O tema deste ano “Paraíba Feminina de Cultura”, tem a intenção de mostrar, discutir e entender a arte feita por mulheres ou com a poética do feminino.

Em 2013 o tema é “Paraíba Feminina de Cultura”, e vai mostrar, discutir e entender a arte feita por mulheres e é claro que desta, Panmela Castro não poderia ficar de fora!

No dia 03 a artista estará ministrando uma oficina de grafite voltada a temática feminina. Oferecendo bases teóricas e experiências práticas, a oficina gira em torno de questões como igualdade de gênero, representações e significações da imagem do corpo feminino, sexualidade, combate a violência contra a mulher etc.

Você pode conferir mais e fazer a inscrição pelo site do festival.



domingo, 28 de julho de 2013

O garoto de Macaé que faz história na cidade



Hoje encerrei minha participação pela terceira vez no encontro internacional de Graffiti Kolirius em Macaé. Quem conhece o organizador, meu amigo Marlon Muk sabe que maior do que seu carisma e simpatia, só há uma coisa: sua desorganização.

Mas quer saber o quê? Não é pra fugir das regras do nosso dia a dia que a gente vai pra rua pintar? Então nada melhor do que um encontro livre de regras e metas para nos sentirmos a vontade e isso, Muk sabe fazer melhor do que ninguém.

É bonito ver que aquele menino que há alguns anos atrás ia para São Gonçalo aprender graffiti com os lendários, hoje também faz história. O encontro já é tradicional e a cada ano cresce e trás mais gente boa para a cidade de Macaé. Esse ano além de contar com Cekis, um chileno brabo das antigas que hoje mora em Nova York, o encontro trouxe o grafiteiro holandês Does (Que não é o Does brasileiro), mestre em letras alucinantes.


Minha participação foi humilde entre os amigos Figo de BH, Eco e Toz. Liberté aparece na cena com seu companheiro pássaro que dá frutos, aliás, ovos. Inspirada na maternidade, represento a mãe liberdade que sim, oferece à nós mulheres o direito de decidir.

Muita gente pensa que a maternidade é propósito da vida da mulher, mas é importante entender que muitas mulheres podem fazer outras escolhas para sua vida que não seja obrigatoriamente ser mãe. E se caso escolha, é importante que o pai, caso exista, divida todas as responsabilidades na criação e cuidados com o filho.

Para o futuro papai Muk, que sempre foi louco por se casar e ter filhos e hoje, recém casado aguarda os poucos meses que ainda faltam para o nascimento de seu primogênito, fica ai a dica.


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Malas Armadas Rumo à Macaé!


5 Calcinhas, 4 meias, 6 camisas, 2 calças, tênis e bota! Ta pronta a minha mala rumo ao III Encontro Kolirius Internacional de Graffiti!

Este final de semana o palco do graffiti nacional (e internacional) será Macaé. Com 50 grafiteiros convidados, incluindo o meu grande amigo chileno Cekis que há algum tempo ilustra a cena novaiorquina, um muro me muitos m2 trará reflexão a este município do estado do Rio de Janeiro que é um grande da industria do petrólio mas que por muitos anos esteve no topo do ranking de violência contra nossos jovens.

O evento é só para convidados, mas nosso carismático organizador Marlon Muk sempre arruma um espacinho pra galera que pintar por lá! Pro pessoal que quiser tirar alguma dúvida, é só entrar em contato no email muk_graffiti@hotmail.com

Pra fechar, lanço aqui a foto da minha pintura do último evento com meus amigos de crew:

terça-feira, 23 de julho de 2013

Um Meteoro no Céu

Me assustei outro dia ao entrar na lista de cadastro de profissionais que enviaram suas informações para participar da seleção que a NAMI está fazendo para as novas mulheres que trabalharão conosco nos próximos 12 meses: eram mais de 150!

Então pensei, será que tem tanta profissional precisando de trabalho por ai ou será que esta mulherada toda ama a NAMI tanto quanto eu e estão doidas para pular pro lado de cá?

De uma maneira ou de outra, iremos bombar! Com 2 super projetos financiados pelo Instituto Avon, a NAMI prepara a vinda de 2014 com muito gosto. Iremos divulgar a Lei Maria da Penha e o Disque 180 nas escola do Rio de Janeiro e em Cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo. Sim, teremos muito trabalho e é justo por isso que estamos reorganizando nossa equipe, metodologias e ambiente de trabalho.

Estamos separando um grupo super especial: A gestora de mídias é a moça que ficará super perto de vocês postando as novidades e respondendo perguntas; a auxiliar de produção, junto à nossa produtora executiva Ana Paula Gualberto farão "as coisas acontecerem" e para fechar, a oficineira chefe é aquela menina super antenada sobre nossos direitos que estará nas oficinas falando com a galera junto com as monitoras que ajudarão no processo de pintura.

Pra quem ainda não conhece, nas oficinas da Rede NAMI o graffiti é usado como ferramenta de comunicação para promover ideias. Agora estamos falando sobre a violência doméstica, mas há muitas outras temáticas que podemos abordar.

Para os próximos meses teremos muitas novidades!

E para quem quiser ajudar:

Postagem sobre vagas para profissionais

Formulário de preenchimento de voluntários

Doações de dinheiro, equipamentos, móveis e material para os projetos: financeiro@redenami.com


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Amarelo Loucura na Denúncia da Violência Doméstica na Maré


Em um muro amarelo loucura, Isabella, minha aluna do curso de graffiti escreve: "Se vc não muda, mudo eu". A frase foi escolhida por uma das mulheres da comunidade que participaram da oficina da Rede NAMI na última quinta na Maré.

Cada uma fez um risco, e no final, uma rapariga de cabelos roxos, aparecia falante ao telefone pintada na parede da entrada do Centro de Referência de Mulheres da Maré. O graffiti foi a conclusão da oficina da NAMI que debateu sobre a Lei Maria da Penha e que concluiu que mais moças deveriam saber sobre o Disque 180.

O Disque 180 é um número onde qualquer pessoa, especialmente as mulheres devem ligar em caso de dúvidas sobre violência contra a mulher. Vc pode ligar de qualquer lugar do Brasil e de qualquer aparelho para conversar, perguntar, se informar e até denunciar!

A oficina é uma das ações para promover a Lei Maria da Penha dentro da Maré uma vez que, esta, será a próxima comunidade pacificada no Rio de Janeiro e onde as mulheres possuirão mais autonomia para exigir seus direitos e denunciar. 

Para completar a ação, em parceria com o observatório de favelas estaremos promovendo um mutirão de graffiti junto a um ato para pensar os últimos acontecimentos na comunidade e promover o fim da violência. Afinal, mulheres em situação de conflito são as que mais sofrem em nossa cidade. Para esta ação, você será nosso convidado especial.

Acompanhe as Redes da Nami para ficar por dentro das atualizações: www.redenami.com


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Chamada de Profissionais para Trabalharem na Rede NAMI



Redatora Gerente de Mídias


A NAMI Rede Feminista de Arte Urbana (www.redenami.com) seleciona mulheres redatoras para criação e gerenciamento de conteúdo para site e redes sociais de campanha de graffiti pelo o fim da violência doméstica.


  • Preferência (Não obrigatória) para estudantes ou profissionais formadas em comunicação social;
  • É preciso ser comunicativa e possuir lógica feminista;


Contrato de prestação de serviço através de MEI no valor de R$2.000,00 durante 12 meses. Horário de trabalho segundas, quartas e sextas das 10 às 19h no Catumbi, terças e quintas trabalho de campo em local e horário a combinar.


Interessadas preencher formulário de inscrição:
https://docs.google.com/a/redenami.com/forms/d/1-ffGVsNEJv3iHb7AgIXXlN-yXw99oMOVPU3hNzWsnVQ/viewform


Auxiliar de Produção Cultural


A NAMI Rede Feminista de Arte Urbana (www.redenami.com) seleciona mulheres para produzir oficinas e ações em campanha de graffiti pelo o fim da violência doméstica.


  • Preferência (Não obrigatória) para estudantes ou profissionais na área de produção cultural;
  • É preciso ser comunicativa e possuir lógica feminista;


Contrato de prestação de serviço através de MEI no valor de R$1.300,00 durante 12 meses.
Horário de trabalho segundas, quartas e sextas das 10 às 19h no Catumbi, terças e quintas trabalho de campo em local e horário a combinar;


Interessadas preencher formulário de inscrição:
https://docs.google.com/a/redenami.com/forms/d/195mEyXNYwK2pOBwCtDg7unVTkEkQC5jNdwzkDoF_B2Q/viewform


Arte Educadoras - Oficineira Chefe


A NAMI Rede Feminista de Arte Urbana (www.redenami.com) seleciona arte educadoras mulheres para ministrar oficinas em campanha de graffiti pelo o fim da violência doméstica conforme treinamento oferecido pela ONG em sua metodologia.


  • Mulheres Estudantes ou profissionais na área de artes;
  • É preciso ser comunicativa e possuir lógica feminista;


Contrato de prestação de serviço através de MEI no valor de R$250,00 por oficina. Horário de trabalho terças e quintas em local e horário a combinar;


Interessadas preencher formulário de inscrição:



Arte Educadoras - Monitoras


A NAMI Rede Feminista de Arte Urbana (www.redenami.com) seleciona arte educadoras mulheres para monitorar oficinas em campanha de graffiti pelo o fim da violência doméstica conforme treinamento oferecido pela ONG em sua metodologia.


  • Mulheres Estudantes ou profissionais na área de artes;
  • É preciso ser comunicativa e possuir lógica feminista;


Contrato de prestação de serviço através de MEI no valor de R$150,00 por oficina. Horário de trabalho quintas em local e horário a combinar;


Interessadas preencher formulário de inscrição:


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Utopia Casa-Atelier

Esta foto foi tirada pelo pelo pessoal do O Globo para uma matéria que saiu no dia 9 de março deste ano.


Na época, eu havia recém me mudado e a casa estava uma bagunça! Hoje, alguns meses depois, finalmente o ateliêr caminha a quase 100% e as paredes azuis já estão cobertas de obras entre antigas e novinhas em folha.

Pouco a pouco a casinha vai tomando nosso molde e ficando a cara da dona.


No ultimo mês fizemos a abertura do atelier com uma festa supimpa convidado todos os amigos. A casa, um velho sobrado que deve ter pra lá de 100 anos agüentou a pressão e continuou de pé. A varanda ganharam novas tags deixando-a cada vez mais simpática.


Quem quiser conhecer as obras do atelier é só ligar para a Artha e marcar que será muito bem vinda, lembrando também que toda Terça feira rola oficina e estamos com apenas 1 vaga.

Beijão e até o próximo post!
💋💋💋💋💋💋💋

domingo, 7 de julho de 2013

Cabeça

Hoje estou entregando esta obra para meu amigo e cliente Dudu do HBD Spa. Foi inspirada em um graffiti na rua Santa Alexandrina que produzi a convite do amigo artista Toz, pensando no excesso de feminilidade. Peso doido em minhas costas!



Sobre este Blog

Este é um espaço para quem acredita em sonhos. 

Minha vida é temperada com as cores dos riscos de quem ama as cidades. Quem perambula o mundo inteiro atrás de paredes para colorir com pessoas com o mesmo espírito, é porque gosta né?

Não tenho medo de me perder no caos do dia dia deste mundão, tão perigoso para um corpo feminino como o meu. Isso, porque não tenho medo de ser feliz.

Se você também gosta de viver este dia a dia de liberdade que só as ruas pode nos oferecer, com bons amigos, muita gargalhada, poesia e alegria, você vai curtir este portal. Prometo.

Panmela Castro