Em um muro amarelo loucura, Isabella, minha aluna do curso de graffiti escreve: "Se vc não muda, mudo eu". A frase foi escolhida por uma das mulheres da comunidade que participaram da oficina da Rede NAMI na última quinta na Maré.
Cada uma fez um risco, e no final, uma rapariga de cabelos roxos, aparecia falante ao telefone pintada na parede da entrada do Centro de Referência de Mulheres da Maré. O graffiti foi a conclusão da oficina da NAMI que debateu sobre a Lei Maria da Penha e que concluiu que mais moças deveriam saber sobre o Disque 180.
O Disque 180 é um número onde qualquer pessoa, especialmente as mulheres devem ligar em caso de dúvidas sobre violência contra a mulher. Vc pode ligar de qualquer lugar do Brasil e de qualquer aparelho para conversar, perguntar, se informar e até denunciar!
A oficina é uma das ações para promover a Lei Maria da Penha dentro da Maré uma vez que, esta, será a próxima comunidade pacificada no Rio de Janeiro e onde as mulheres possuirão mais autonomia para exigir seus direitos e denunciar.
Para completar a ação, em parceria com o observatório de favelas estaremos promovendo um mutirão de graffiti junto a um ato para pensar os últimos acontecimentos na comunidade e promover o fim da violência. Afinal, mulheres em situação de conflito são as que mais sofrem em nossa cidade. Para esta ação, você será nosso convidado especial.
Acompanhe as Redes da Nami para ficar por dentro das atualizações: www.redenami.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário