quarta-feira, 14 de agosto de 2013

História contada por elas



A NAMI, que é uma rede que usa as artes urbanas para promover os direitos das mulheres, vem convidar a todos a participarem do encontro de abertura da exposição “ História contada por elas”  na sexta-feira, dia 16 de agosto às 17h no SESC de Nova Iguaçu. Em sua segunda edição, a exposição conta com mulheres artistas que a partir da reflexão sobre o universo que as toca compõem obras para falar destas suas experiências.

A entrada é gratuita e exposição ficará aberta do dia 17 de agosto a 22 de outubro. O SESC de Nova Iguaçu fica na rua R. Dom Adriano Hipólito, 10 - Moqueta, Nova Iguaçu, Telefone: (21) 2797-3401. Informações e contatos: 



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Olho, olho meu, me diga se há professora mais boa do que eu!


Hoje a aula no ateliêr foi incrível e meus super alunos arriscaram-se pela primeira vez no realismo e como qualquer primeiro passo desta técnica, o detalhe escolhido foram os olhos.

Ó minha amada  
Que olhos os teus  
São cais noturnos  
Cheios de adeus  
São docas mansas  
Trilhando luzes  
Que brilham longe Longe nos breus... 
Vinicius de Moraes 

Futuros alunos interessados nas aulas devem falar com a Artha pelo email graffiti@panmelacastro.com.
Neste momento tenho apenas uma vaga.


sábado, 10 de agosto de 2013

Festa de aniversario. Tema: graffiti!

De tudo já fiz.

Até hoje saracotear com 16 pré adolescentes entre sprays e muita doidera. Era mais uma oficina da Rede NAMI.

O aniversario da Bia foi comemorado no melhor estilo "graffiti". Já tinha feito muita caricatura em aniversários, mas esta foi a. Primeira festa em que a brincadeira principal foi grafitar.

Um sucesso e perfeitamente aprovada, espero poder fazer mais vezes, afinal é sempre uma emoção inexplicável colocar a garotada para pintar.



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Curso de Museologia da UNIRIO abre exposição de grafite nesta sexta

O grafite surgiu no Brasil na década de 1950, com a introdução da tinta spray. Durante um bom tempo permanece apenas nas ruas e tem o status de arte a partir dos anos 1980, com sua inclusão na Bienal das Artes de São Paulo.


Nada escapa a ele.



A cidade é um grande suporte onde inúmeros signos, desenhos, personagens, frases políticas e até pregações religiosas despontam em postes, calçadas, muros, paredes; qualquer cantinho disponível, lá está ele procurando captar nossa atenção.

Em cidades grandes, o grafite proporciona situações inusitadas. Recentemente, o prefeito de São Paulo discutiu com os grafiteiros Osgemeos que tiveram sua arte apagada. Nessa briga, os grafiteiros têm levado vantagem perante o poder público.


Os grafites são cada vez mais autorizados e alegram a vida urbana tão atribulada.
permanecerá até 23 de agosto e pela primeira vez atenderá pessoas com deficiência visual, numa parceria inédita com o Instituto Benjamin Constant.

A partir de 09 de agosto de 2013, a história do grafite e suas especificidades técnicas serão mostradas na exposição Grafite, A Voz Colorida das Ruas, em cartaz no Espaço Cultural do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unirio que fica na Av. Pasteur, 458, no bairro da Urca.

Durante o período em que a exposição estará em cartaz, serão exibidos filmes, bem como realizadas visitas mediadas junto ao público de visitação espontânea, dentre outras atividades ligadas ao grafite.

A mostra, organizada pelos formandos da Escola de Museologia, Grafite é arte? é o projeto educativo e pretende suscitar, a partir da visita à exposição, um pensamento crítico sobre o grafite. Com agendamento prévio, grupos de estudantes acompanhados de seus professores serão recebidos pelos alunos da Escola de Museologia para a realização de visitas mediadas e oficinas de grafite nas dependências da Unirio. 

Obra de Panmela Castro "Princess" preparada especialmente para a exposição.





09 de Agosto- Sexta-feira  ---> Programação


14:00 - Mesa de Abertura

Palestras:

- O Corpo Urbano e suas Perfomances - Prof. Arthur Hunold Lara - (FAU-USP)

- Das Cavernas à Galeria- Panmela Castro(Artista e Muralista)

- O Grafite no Mercado de Arte- Toz (Grafiteiro)

17:00- Abertura da Exposição 





Princess 

Eles nos enfeitam e nos tornam princesas.Mas as que aceitam a princezisse estão sempre infelizes.Coitada da Lady Di, que só queria ser feliz. E agora, tudo se repete. Joias, maquiagem, roupa impecável: todo mundo quer ser igual.Mas já agora não há mais conto de fadas, e as princesas reais já não podem ser tão cor de rosas.Hora, hora... Quando iremos nos libertar?

sábado, 3 de agosto de 2013

Ô turminha boa essa da Paraíba!


De diferentes idades, entre meninos e meninas, o spray cantou na oficina de graffiti do Festival de Areia na Paraíba!

Dois dias de dedicação dos participantes que transformaram o muro velho e desbotado da quadra da escola da pequenina cidade. Pequenina mesmo, pois aqui tudo se faz a pé já que em 10 minutos cruza-se de um canto ao outro do vilarejo.

Depois daquele debate sobre a situação de nós mulheres no mundo, a galera decidiu por um mural que assim como o festival, homenageasse a mulher nas artes.


Música, bailarina, artesã, pintora, palhaça e até uma dançarina de Break apareceram neste grande mural. Os alunos que tímidos pensavam que só iriam assistir, acabaram frenéticos com seus sprays atômicos preenchendo todo o painel.

É normal o medo do spray e do desenho nessa galerinha que nunca pintou, mas a metodologia que desenvolvi por durante mais de 15 anos deixa a galera a vontade e estimula a criação propiciando que todos tornem-se artistas!

Espero poder voltar outras vezes neste estado maravilhoso e de gente tão carismática.